Primeiro dia de aula
É um daqueles dias em que suas emoções se confundem, você pode estar animado e com medo ao mesmo tempo do que pode acontecer. Isso é normal, acontece com a maioria, porque você deixou de ser um(a) garoto(a) do ensino médio, para se tornar um universitário. Sua sala não terá, provavelmente, ninguém que você conheça, então tente ser simpático e puxar papo para fazer novas amizades. Se você é timído, ou está amedrontado por causa do primeiro dia, não se preocupe, a maioria dos calouros também vão estar amedrontados, e é isso que vai os unir. Um dos motivos para esse medo, é o famoso trote...
Trote
No trote só existem dois tipos de pessoa: os calouros e os veteranos. Você certamente será o calouro, sofrerá muitas ameaças, mas não tema, tudo não passa de uma brincadeira, a melhor dica é encare particpando e deixe acontecer, você não será tão "castigado" por nós veteranos e irá aproveitar mais. Nosso trote não será violento mas se caso for, tenha coragem para aceitar Na 1ª semana, use roupas antigas. Não se estresse com nossas brincadeiras com limites.
Lugares na Sala
Numa sala de aula, existem, entre outros, alunos considerados "nerds" e os que não se preocupam muito com a aula. Cada um vivencia a faculdade de um jeito, mas todos dão conta de irem bem na matéria, desde que estudem. O problema é que as diferenças entre esses dois tipos de alunos podem gerar conflitos em sala de aula, pois um vive para estudar, e só estudar importa, enquanto o outro não se preocupa tanto e nem está afim de escutar a mesma pessoa (professor) falando por 2 horas ou mais. A dica é para aqueles que querem prestar atenção na aula, sentem-se mais a frente, perto do professor, para que conversas paralelas não os atrapalhe, pois não adianta nada você sentar atrás, com cadeiras vazias lá na frente e pedir para todos ficarem em silêncio. Para garantir seu lugar a frente, chegue cedo nas aulas. A galera do fundão, como o próprio apelido diz, sente-se atrás para não atrapalhar o professor e outros alunos, e garanta que seu tom de voz não atrapalhe a turma, porque com certeza será repreendido. Com essas dicas, a paz na sala durará mais.
Fonte: